Origem da Umbanda

A Umbanda é uma religião brasileira, que tem em seus fundamentos influências Indígenas, do Candomblé, Catolicismo e Espiritismo. Tendo seu dia comemorado oficialmente em 15 de Novembro.
A Umbanda sintetiza vários elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs, porém sem ser definida por eles. Formada no Brasil, a partir da síntese desses movimentos religiosos.
Recebe o nome de Umbanda um dos diversos cultos religiosos inicialmente sincréticos surgidos no Brasil entre os séculos XVI e XX, fruto do contato dos diferentes povos que contribuíram para a formação cultural e religiosa da população.
Adota figuras indígenas que são chamadas de caboclos. E outros tantos, conhecidos como erês, pretos-velhos, baianos, boiadeiros e pombas-gira. Os principais conceitos são a bondade , o amor e a caridade assim como a reencarnação.

Caboclos Das 7 Encruzilhadas

Caboclo das Sete Encruzilhadas é uma entidade pertencente à linha dos Caboclos de Umbanda, que segundo a crença da religião, foi incorporada pelo médium Zélio Fernandino de Morais, e que teria orientado espiritualmente a fundação da Umbanda.

A entidade afirmava ter sido em vida anterior o frei jesuíta Gabriel Malagrida, grande taumaturgo e humanista, queimado vivo em Portugal, acusado de prática de bruxaria pela Inquisição. Afirmava também ter posteriormente reencarnado em solo brasileiro como um indígena. Após a fundação da Umbanda, também somente se manifestou na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, localizada primeiramente em São Gonçalo, e posteriormente em Boca do Mato, Cachoeiras de Macacu.

Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade

A Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade foi fundada em 16 de novembro de 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio de seu médium, Zélio Fernandino de Moraes, em Neves, distrito de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, localiza-se na Rua José Ribamar Pereira Ramos, 271, Boca do Mato, Cachoeiras de Macacu, RJ, em edifício pertencente à Cabana de Pai Antônio, casa de umbanda também fundada por Zélio de Moraes em meados da década de 1950.

A assistência, formada de pessoas que buscam apoio e orientação espiritual junto às Entidades presentes por meio da incorporação mediúnica, também é composta por indivíduos de profissões variadas, oriundos principalmente do Estado do Rio de Janeiro (Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Niterói, Rio de Janeiro). São frequentes, também, as visitas de pessoas praticantes da Umbanda, membros de outras casas, sediadas nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e do Paraná, principalmente, além de outros Estados.

Dia Nascional da Umbanda

”A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Umbanda, que será comemorado, anualmente, em 15 de novembro.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 16 de maio de 2012; 191º da Independência e 124º da República.

DILMA ROUSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda
Luiza Helena de Bairros”